O programa "Fantástico", da Rede Globo de Televisão, já foi considerado há alguns anos, indispensável na noite de domingo, mas nos tempos atuais, a história está mudando. Aquele que chegava a picos de mais de 50 pontos de audiência com grande facilidade na década de 1970, hoje amarga índices baixíssimos de 16 pontos de média.
É o que você vai ver nesta reportagem do É Manchete.
O INÍCIO
O programa foi criado na década de 1970, pelo, na época, todo-poderoso da TV Globo, Walter Clark. O programa foi exibido pela primeira vez no dia 5 de agosto de 1973 e rapidamente, como tudo o que a TV Globo produz, caiu no gosto do brasileiro, e de forma instantânea, o fim de domingo tinha como sinônimo, a palavra "Fantástico".
Inicialmente apresentado por Cid Moreira e Sérgio Chapelin, o programa virou o carro-chefe da programação jornalística da emissora carioca, da mesma forma que o Jornal Nacional era o sinônimo de jornalismo durante a semana.
OUTRAS EMISSORAS
O formato de Revista Eletrônica deu tão certo no Brasil, que as outras emissoras criaram programas similares. A TV Manchete, criou o Programa de Domingo, e a TV Record há quatro anos, criou o Domingo Espetacular, que atualmente incomoda e muito a audiência da Rede Globo durante as tardes de domingo.
GRANDES ENTREVISTAS
O Fantástico ao longo destes quase 40 anos no ar, realizou entrevistas memoráveis. Um grande exemplo, é a entrevista do saudoso diretor Alfred Hitchcock dada ao então repórter, hoje ministro, Hélio Costa.
As evoluções da tecnologia, da ciência e da medincina estiveram nas edições de "Fantástico".
DERROTAS MEMORÁVEIS
As duas derrotas mais lembradas pelos brasileiros foram as seguintes:
No Carnaval de 1984, quando a Rede Manchete transmitiu com exclusividade todo o evento. 1984 foi o ano em que a Marquês de Sapucaí foi inaugurada.
A audiência no Rio de Janeiro foi de 72 pontos para a Manchete contra 8 para a Rede Globo.
Em 2001, o SBT transmitiu a grande final do reality show "Casa dos Artistas", que foi fenômeno no Brasil durante o ano todo. A derrota foi espetacular: 47 SBT contra 12 da Rede Globo. Esta foi a maior audiência da história da emissora de Sílvio Santos.
COMEÇO DA QUEDA DE AUDIÊNCIA
O Fantástico a partir do ano de 2005, resolveu trocar de identidade. Foram trocados os focos principais da atração. Em 2007, a marca do programa nos últimos 10 anos, a apresentadora Glória Maria, é afastada da atração sobre a alegação que ela já estava há muito tempo no comando do programa. Pedro Bial fica responsável pela a apresentação do Big Brother Brasil.
O Fantástico passa a ser apresentado por Patrícia Poeta e Zeca Camargo, logo depois substituido por Tadeu Schmith, quando Zeca foi movido para a apresentação do No Limite.
OS PRINCIPAIS FATORES PARA A QUEDA DO FANTÁSTICO
Para muitos telespectadores, o principal fator foi o fato do programa não ser mais tão fantástico assim como era no passado. Antigamente, o programa apresentava reportagens exclusivas e que não haviam sido exibidas na Globo ou em qualquer outra emissora.
Hoje, o Fantástico parece mais um resumo do que já foi reprisado de forma cansativa pelas outras emissoras e pela própria Globo.
O ano de 2009 causou uma verdadeira "bagunça" na grade de domingo e principalmente nos números do IBOPE.
Este ano, o programa "Pânico na TV!", carro-chefe da RedeTV!, foi transferido para o mesmo horário do "Fantástico" por determinação da justiça. Pouco tempo depois, o Programa Sílvio Santos, do SBT, é transferido para o horário das 20 horas após o anúncio da contratação de Augusto Liberato, o Gugu, pela Rede Record. O "Programa do Gugu" estreou em 30 de Agosto e conseguiu a vice isolada.
Em 2000, a briga entre Gugu e Faustão/Fantástico, era chamada de Guerra Dominical. E hoje? São todas as cinco, oferecendo programas que podem não oferecer muito à cultura dos brasileiros, mas que marcam muita audiência.
Não é mais tão dificil assim ver a RedeTV!, ou a Record em primeiro lugar de audiência.
No domingo passado, a Rede Globo conseguiu ficar em 4º Lugar no Ibope durante a exibição do encontro de Sílvio Santos e Ronaldo, no SBT; da entrega da casa no quadro "Sonhar mais um sonho", no "Programa do Gugu"; e do programa Pânico e suas panicats semi-nuas.
É extremamente necessária uma rápida reestruturação no domingo da Globo. O "Domingão do Faustão" perde por horas para o programa "Eliana", o Fantástico perde ou empata com a Record ou com a RedeTV!
É... o brasileiro está começando a usar o controle remoto...
0 comentários:
Postar um comentário