
Este é um ano muito significativo para a Europa e também para o mundo, pois a Alemanha comemora os 60 Anos da República Federal e os 20 Anos da Queda do Muro de Berlim, que também ficou conhecido como o “Muro da Vergonha”.
O país de Michael Schumacher, Albert Einstein, Franz Beckembauer e, outras figuras conhecidas mundialmente, se prepara para fazer diversas comemorações neste mês de Novembro. De 07 à 09/11 acontecerão em Berlim, vários Shows, com diversas bandas. Cogita-se a participação dos Scorpions, já que essa banda dividiu o palco com o Pink Floyd em 1990, num show histórico, em comemoração a Reunificação Alemã.
A forte migração de pessoas do leste para o oeste, motivada pela estabilidade econômica e o sistema político do lado americano, fizeram com que fosse erguida uma barreira, de um dia para o outro e que ficou conhecida como o Muro de Berlim. Esse passou também, a ser chamado de “Muro da Vergonha”, pois dividia fisicamente a capital e todo o país germânico, assim como dividia os territórios ganhos pelas principais potências bélicas e econômicas da época, sendo elas, Estados Unidos e União Soviética.
O Mauerfall foi construído em 1961, naquele ano o país germânico foi divido e subsidiado pelos aliados. Muitas pessoas perderam a vida tentando atravessar a barreira de concreto, procurando ora os familiares, ora a liberdade, pois o direito de ir e vir ficou ausente durante 29 anos de repartição drástica e mesquinha, no qual a Alemanha passou novamente por um período de trevas que perdurou até o ano de 1989 quando uma pergunta feita no Centro Internacional de Imprensa, em Berlim - Oriental, decidiu, na noite de 09 de Novembro que a divisão entre as duas Alemanhas e de um mundo que até então seguia dividido iria por terra a baixo.
0 comentários:
Postar um comentário