segunda-feira, 12 de abril de 2010

Aulas presenciais x Aulas a distância

Na edição de domingo do Jornal Zero Hora, foi publicada uma matéria a respeito de dados recentes do Ministério da Educação. Neles, constam que 1 em cada 5 novos alunos de graduação no país ingressam em um curso à distância. Ou seja: cerca de 20% dos universitários já estudam por meio de aulas na internet e em polos presenciais. O grande impulso para o crescimento do modelo foi dado pelo próprio governo, com a criação da Universidade Aberta do Brasil, em 2005. A instituição tem 180 mil vagas em cursos superiores oferecidos em parceria com universidades federais. 

Crescimento da UAB

O Ministério da Educação tem uma meta que é chegar a 830 polos educacionais até 2010, confira as cidades que já possuem:

Os novos pólos
Cacequi
UFPel
Espanhol (licenciatura)
UFRGS
Informática Instrumental para Professores da Educação Básica (Lato Sensu)
UFSM
Educação Ambiental (Lato Sensu)
Encantado
Cefet-RS
Educação à Distância (Lato Sensu)
UFPel
Pedagogia (licenciatura)
Jaguarão
UFPel
Educação no Campo (licenciatura)
Espanhol (licenciatura)
UFRGS
Informática Instrumental para Professores da Educação Básica (Lato Sensu)
Matemática, Mídias Digitais e Didática: Tripé na Formação do Professor de Matemática (Lato Sensu)
Novo Hamburgo
UFPel
Espanhol (licenciatura)
UFRGS
Física para Educação Básica (Lato Sensu)
Informática Instrumental para Professores da Educação Básica (Lato Sensu)
Matemática, Mídias Digitais e Didática: Tripé na Formação do Professor de Matemática (Lato Sensu)
Panambi
UFRGS
Física para Educação Básica (Lato Sensu)
UFSM
Educação Ambiental (Lato Sensu)
Rosário do Sul
Cefet-RS
Educação à Distância (Lato Sensu)
UFPel
Educação no Campo (licenciatura)
UFRGS
Física para Educação Básica (Lato Sensu)
Matemática, Mídias Digitais e Didática: Tripé na Formação do Professor de Matemática (Lato Sensu)
São Sepé
UFPel
Educação no Campo (licenciatura)
UFRGS
Física para Educação Básica (Lato Sensu)
Matemática, Mídias Digitais e Didática: Tripé na Formação do Professor de Matemática (Lato Sensu)
UFSM
Educação Ambiental (Lato Sensu)
Sapiranga
UFPel
Educação no Campo (licenciatura)
Espanhol (licenciatura)
UFRGS
Informática Instrumental para Professores da Educação Básica (Lato Sensu)
Matemática, Mídias Digitais e Didática: Tripé na Formação do Professor de Matemática (Lato Sensu)
UFSM
Educação Ambiental (Lato Sensu)
Sapucaia do Sul
UFPel
Educação no Campo (licenciatura)
Espanhol (licenciatura)
UFRGS
Física para Educação Básica (Lato Sensu)
Matemática, Mídias Digitais e Didática: Tripé na Formação do Professor de Matemática (Lato Sensu)
Serafina Corrêa
UFPel
Espanhol (licenciatura)
UFRGS
Informática Instrumental para Professores da Educação Básica (Lato Sensu)
Vila Flores
Cefet-RS
Educação à Distância (Lato Sensu)
UFRGS
Física para Educação Básica (Lato Sensu)
Matemática, Mídias Digitais e Didática: Tripé na Formação do Professor de Matemática (Lato Sensu)
Para estudar à distância
É preciso morar próximo ao pólo para freqüentar aulas presenciais. O aluno também deve passar por processo seletivo e ter autonomia e disciplina. Para ser aluno online na UAB não é preciso ter computador em casa. Os estudantes podem cursar usando os laboratórios do pólo.
Como funciona
No programa UAB, as prefeituras investem na infra-estrutura e solicitam ao MEC os cursos que mais interessam à região. Com 40 universidades federais capacitadas, o ministério indica ao município as instituições que podem atender a demanda. Se as partes se acertarem, o governo aprova o curso e o pólo oferece os computadores. Cada universidade tem regras próprias, mas a metodologia segue um padrão de qualidade.
Informações
Nos pólos de cada município ou nos sites das universidades
Fonte: Zero Hora

1 comentários:

Fernando Fidelix on 16 de abril de 2010 às 15:53 disse...

Boto muita fé na UAB. Meu pai faz ela aqui no Distrito Federal.

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