Na edição de domingo do Jornal Zero Hora, foi publicada uma matéria a respeito de dados recentes do Ministério da Educação. Neles, constam que 1 em cada 5 novos alunos de graduação no país ingressam em um curso à distância. Ou seja: cerca de 20% dos universitários já estudam por meio de aulas na internet e em polos presenciais. O grande impulso para o crescimento do modelo foi dado pelo próprio governo, com a criação da Universidade Aberta do Brasil, em 2005. A instituição tem 180 mil vagas em cursos superiores oferecidos em parceria com universidades federais.
Crescimento da UAB
O Ministério da Educação tem uma meta que é chegar a 830 polos educacionais até 2010, confira as cidades que já possuem:
Os novos pólos |
Cacequi |
UFPel |
Espanhol (licenciatura) |
UFRGS |
Informática Instrumental para Professores da Educação Básica (Lato Sensu) |
UFSM |
Educação Ambiental (Lato Sensu) |
Encantado |
Cefet-RS |
Educação à Distância (Lato Sensu) |
UFPel |
Pedagogia (licenciatura) |
Jaguarão |
UFPel |
Educação no Campo (licenciatura) |
Espanhol (licenciatura) |
UFRGS |
Informática Instrumental para Professores da Educação Básica (Lato Sensu) |
Matemática, Mídias Digitais e Didática: Tripé na Formação do Professor de Matemática (Lato Sensu) |
Novo Hamburgo |
UFPel |
Espanhol (licenciatura) |
UFRGS |
Física para Educação Básica (Lato Sensu) |
Informática Instrumental para Professores da Educação Básica (Lato Sensu) |
Matemática, Mídias Digitais e Didática: Tripé na Formação do Professor de Matemática (Lato Sensu) |
Panambi |
UFRGS |
Física para Educação Básica (Lato Sensu) |
UFSM |
Educação Ambiental (Lato Sensu) |
Rosário do Sul |
Cefet-RS |
Educação à Distância (Lato Sensu) |
UFPel |
Educação no Campo (licenciatura) |
UFRGS |
Física para Educação Básica (Lato Sensu) |
Matemática, Mídias Digitais e Didática: Tripé na Formação do Professor de Matemática (Lato Sensu) |
São Sepé |
UFPel |
Educação no Campo (licenciatura) |
UFRGS |
Física para Educação Básica (Lato Sensu) |
Matemática, Mídias Digitais e Didática: Tripé na Formação do Professor de Matemática (Lato Sensu) |
UFSM |
Educação Ambiental (Lato Sensu) |
Sapiranga |
UFPel |
Educação no Campo (licenciatura) |
Espanhol (licenciatura) |
UFRGS |
Informática Instrumental para Professores da Educação Básica (Lato Sensu) |
Matemática, Mídias Digitais e Didática: Tripé na Formação do Professor de Matemática (Lato Sensu) |
UFSM |
Educação Ambiental (Lato Sensu) |
Sapucaia do Sul |
UFPel |
Educação no Campo (licenciatura) |
Espanhol (licenciatura) |
UFRGS |
Física para Educação Básica (Lato Sensu) |
Matemática, Mídias Digitais e Didática: Tripé na Formação do Professor de Matemática (Lato Sensu) |
Serafina Corrêa |
UFPel |
Espanhol (licenciatura) |
UFRGS |
Informática Instrumental para Professores da Educação Básica (Lato Sensu) |
Vila Flores |
Cefet-RS |
Educação à Distância (Lato Sensu) |
UFRGS |
Física para Educação Básica (Lato Sensu) |
Matemática, Mídias Digitais e Didática: Tripé na Formação do Professor de Matemática (Lato Sensu) |
Para estudar à distância |
É preciso morar próximo ao pólo para freqüentar aulas presenciais. O aluno também deve passar por processo seletivo e ter autonomia e disciplina. Para ser aluno online na UAB não é preciso ter computador em casa. Os estudantes podem cursar usando os laboratórios do pólo. |
Como funciona |
No programa UAB, as prefeituras investem na infra-estrutura e solicitam ao MEC os cursos que mais interessam à região. Com 40 universidades federais capacitadas, o ministério indica ao município as instituições que podem atender a demanda. Se as partes se acertarem, o governo aprova o curso e o pólo oferece os computadores. Cada universidade tem regras próprias, mas a metodologia segue um padrão de qualidade. |
Informações |
Nos pólos de cada município ou nos sites das universidades |
Fonte: Zero Hora
1 comentários:
Boto muita fé na UAB. Meu pai faz ela aqui no Distrito Federal.
Postar um comentário