Mais uma vez, acordamos e somos brindados com mais uma notícia ruim. Desculpem o meu linguajar, mas 2010 tá que tá hein... mas enfim, vamos ao que interessa.
Segundo informações da agência Reuters, um terremoto de magnitude 6,9 matou cerca de 400 pessoas nesta quarta-feira no montanhoso planalto do Tibete, no sudoeste da China, deixando mais de 10 mil feridos. Casas (foto), escolas e edifícios comerciais desabaram.
Militares foram enviados para a região, e organizações privadas já começaram a despachar ajuda a partir de Xining, a capital provincial. "As pessoas estão muito assustadas", disse Pierre Deve, da ONG local Snowland Service Group, acrescentando que muita gente já perdeu as esperanças de resgatar soterrados com vida.
Terremotos são comuns no planalto do Tibete, mas costumam causar poucas vítimas por se tratar de uma região pouco povoada.
Funcionários governamentais disseram que a maioria das casas da região, feitas de barro, desabou. Muitos moradores estão desabrigados sob temperaturas que se aproximam de 0C em Yushu, podendo ser ainda mais baixas em aldeias montanhosas.
O governo japonês ofereceu ajuda emergencial, mas disse ter ouvido como resposta de Pequim que "não havia necessidade a esta altura", disse um porta-voz em Tóquio.
O terremoto aconteceu ao amanhecer de quarta-feira (noite de terça no Brasil). Segundo a Xinhua, algumas escolas e parte de um prédio público desabaram. A agência relatou que muitos alunos de escolas primárias e profissionalizantes estavam presos sob escombros, mas moradores disseram que a maioria dos estudantes havia conseguido fugir.
VEJA
Abaixo, imagens gravadas por um cinegrafista amador na hora do terremoto.
0 comentários:
Postar um comentário