O jogo, válido pelas semi-finais da Copa do Mundo da África, entre Uruguai e Holanda reuniu ingredientes de uma legítima decisão, pois foi muito movimentado, teve muitos gols e no final, teve uma dose de emoção com o segundo gol uruguaio. O score final, marcou 3x2 para a Holanda, mas sem dúvidas, a valentia e a ousadia uruguaia, valem o destaque, pois foi uma bela campanha realizada no mundial de 2010 com 3 vitórias, 2 empates e apenas, 1 derrota.
O camisa 10 - Sneijder comemora o seu gol
A PARTIDA
A estrela laranja, Wesley Sneijder, brilhou novamente e fez um dos gols da vitória dos holandeses, que chegam a uma decisão de Mundial pela terceira vez, a primeira em 32 anos. Vice-campeã em 1974 (perdendo para a Alemanha) e 1978 (perdendo para a Argentina) com times que encantaram o mundo, a Holanda tentará pela primeira vez levar o troféu.
Os holandeses, que derrotaram o Brasil nas quartas de final, enfrentam na decisão de domingo o vencedor da partida entre Alemanha e Espanha.
Segundo o técnico holandês Bert van Marwijk "A primeira final desde 74 e 78, foi o que me veio em mente no segundo tempo"... "É muito especial, e um país pequeno como o nosso deve se sentir orgulhoso"..."Depois do segundo e terceiro gols, deveríamos ter marcado um quarto. Mas isto é uma Copa do Mundo, e o que importa é o resultado, não como você chega lá", acrescentou.
Já o Uruguai, que tentava chegar a mais uma final depois de 60 anos, disputará o terceiro lugar no sábado, pois no jogo, aos 18 minutos de jogo, Giovanni van Bronckhorst colocou a Holanda na frente ao acertar um lindo chute de 30 metros do lado esquerdo do campo. A bola chegou a tocar a trave antes de estufar a rede. O empate uruguaio veio de forma parecida. Quatro minutos antes do intervalo, Diego Forlán chutou alto de perna esquerda, superando o goleiro Maarten Stekelenburg. O gol animou o time, que sentiu falta do atacante suspenso Luis Suárez e do capitão Diego Lugano, contundido, e se lançou com mais ânimo ao ataque.
No segundo tempo, a Holanda teve mais posse de bola, porém o Uruguai criou as melhores oportunidades. Mesmo assim os holandeses fizeram 2 x 1 graças a um chute rasteiro de Wesley Sneijder que enganou o goleiro Fernando Muslera aos 25 minutos. Foi o quinto gol de Sneijder na Copa. Assim, ele se junta ao espanhol David Villa no topo da lista de artilheiros. Três minutos depois do segundo gol, Arjen Robben aproveitou de cabeça um cruzamento de Dirk Kuyt e fez 3 x 1.
Uruguaias enfeitaram-se com as cores do país para incentivar a seleção celeste
O Uruguai ainda diminuiu aos 47 minutos através de Maximiliano Pereira, e tentou o empate nos minutos finais, deixando o jogo emocionante, mas não conseguiu. O técnico uruguaio, Oscar Tabárez, disse na coletiva de imprensa após a partida: "Estou muito orgulhoso dos meus jogadores. Nosso adversário foi melhor do que nós na hora de marcar gols. Fomos bastante longe, ninguém esperava isso, e isso ajuda na tristeza da derrota". O meio-campista Egidio Arevalo acrescentou: "Fizemos uma boa Copa do Mundo. Fazia muitos anos que não nos saíamos tão bem". O Uruguai, campeão em 1930 e 1950, não chegava a uma semifinal de Copa do Mundo desde 1970 quando o Brasil levou o Tri na Copa do México.
Por Eduardo Schneider
0 comentários:
Postar um comentário