Aconteceu em São Paulo/SP
Por Arthur Vieira - Escritório de Fortaleza/CE
Um debate acalorado. Está é a frase que melhor resume o encontro ocorrido agora há pouco no auditório da Faculdade Santa Marcelina, no bairro das Perdizes, na capital paulista. O debate foi organizado pela Rede Aparecida e TV Canção Nova, e foi transmitido para mais de 100 milhões de pessoas no Brasil através de uma cadeia de quase 300 emissoras de rádio e televisão espalhadas pelo território brasileiro. Foram debatidos temas como reforma agrária, habitação, ligação da Igreja Católica para com o Poder Executivo e vários outros temas. Estavam presentes os candidatos José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL). A candidata do Partido dos Trabalhadores, Dilma Rousseff, alegou problemas de agenda para justificar sua ausência.
O encontro foi mediado pelo estreante Pe. César Moreira.
O evento começou por volta das 22:10 e foi caloroso e dinâmico do começo ao fim. Destaque para mais uma atuação do candidato Plínio de Arruda, que com um humor fora do comum, já iniciou atacando a petista se referindo à mesma como "Aquela personagem criada por Lula e que ninguém conhece". José Serra seguiu uma linha mais light do que a que pode ser vista em seus programas partidários exibidos no horário político. Defendeu a criação de novos serviços, porém com um diferencial, não se limitou a falar de saúde, tratou em grande parte do debate sobre economia. Em alguns momentos foi "vítima" de Plínio, mas no fim conseguiu se sair bem. Serra, assim como os demais candidatos, não poupou críticas à Dilma Rousseff.
Já Marina Silva, do PV, manteve a linha conciliadora, procurando ver apenas o bom lado dos últimos dois governos, o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e o do atual presidente Lula da Silva (PT). Este fato foi, mais uma vez, observado por Plínio, que acusou a candidata do Partido Verde de achar que Jesus pode resolver tudo. Marina respondeu dizendo que não vai mudar de opinião só porque o candidato do PSOL deseja, acha ela que todos os partidos possuem bons e maus políticos, e que se fosse eleita, seu governo teria, com certeza, a participação de políticos de qualquer partido, desde que fossem competentes e que estivessem compromissados com o Brasil.
Internet, assim como no debate da Band, marca o encontro da TV Aparecida e da Canção Nova
Após as primeiras provocações de Plinio, o microblogging Twitter começou a ser abastecido por mensagens de partidários dos três candidatos presentes no evento. Em poucos minutos, expressões como "Bolsa Emprenteira", e o nome dos candidatos Plínio, Marina e Dilma, bateram ponto na lista dos Trending Topics do site de relacionamento. Durante o debate, foi revelado que Dilma estava twittando (teclando) com seguidores no Twitter ao invés de estar presente no palco do encontro. Foi mais um motivo para surgirem críticas à candidata.
Para Serra, pesquisa é algo variável
Indagado por um dos convidados da emissora sobre sua queda nas pesquisas de intenção de votos, o candidato tucano disse acreditar que pesquisas são variáveis, e que podem mudar conforme o decorrer da campanha. Vale lembrar que na pré campanha, José Serra estava com quase 15 pontos sobre a candidata do PT. Hoje, a diferença é de 17 pontos para Dilma, segundo a última pesquisa divulgada pela imprensa.
Na Quinta tem Mais
Marcado para o dia 26 de agosto, o debate promovido pela Rede Record contará com a presença dos quatro candidatos e será mediado pelo apresentador do Jornal da Record, Celso Freitas. Será exibido às 22 horas. Antes do primeiro turno das eleições, serão realizados debates na Gazeta, Globo e RedeTV!. O SBT está preparando algo caso haja segundo turno.
0 comentários:
Postar um comentário