quarta-feira, 13 de março de 2013

Papa Francisco I - O primeiro Sumo Pontífice sul-americano

Por Arthur Vieira - Especial para o É Manchete

Esta foi a terceira mais rápida eleição de um papa. Foram apenas 2 dias de conclave para que o novo chefe da Igreja Católica Apostólica Romana fosse escolhido e uma surpresa: um argentino.

Jorge Mário Bergoglio tem 76 anos e tem a fama de ser um homem simples e desprovido do desejo de desfrutar das vantagens que tem. Anda de Metrô e faz suas próprias refeições. Além disso, tem uma característica da qual a Igreja estava orfã desde a morte de João Paulo II: o carisma, algo que o papa emérito Bento XVI nunca teve no comando da instituição.

No conclave de 2005, quando o alemão Joseph Ratzinger venceu, o cardeal argentino alcançou a segunda colocação. Entretanto, ele não estava entre os favoritos nas inúmeras listas criadas nas últimas semanas. Apareciam como prováveis ganhadores nomes com os dos cardeais Dom Odilo (arcebispo de S. Paulo) e Luis Antonio Tagle (Filipino) (veja a lista aqui: http://revistaepoca.globo.com/Mundo/noticia/2013/03/os-favoritos-se-tornar-papa.html). Desta vez, foi sua vez.

Alimentando ainda mais a esperança de um povo que deseja uma Igreja fortalecida, Jorge adotou o nome de Francisco, possivelmente uma homenagem a São Francisco, que tinha muito carinho e atenção pelos pobres e, assim como o cardeal argentino, não se importava com a força do dinheiro. Contando ainda a seu favor, existe o fato de que apesar dele ter uma idade avançada, parece estar bem mais saudável que seu antecessor à época de sua eleição em 2005.


OPINIÃO
Francisco I encontra uma Igreja enfraquecida e com uma linguagem incompatível com a realidade do mundo. Como mesmo disse D. Odilo em uma entrevista, o problema nem sempre é o conteúdo, mas como ele é passado aos fiéis. Muitos sentem-se atraídos pela facilidade de entendimento das novas denominações e deixam o elitismo das mensagens católicas. Ele precisará de muita saúde e fé. Que Deus o ajude.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Recados

Seguidores

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

É MANCHETE! Copyright © 2010 Caçapava do Sul Rio Grande do Sul Brasil