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Hoje, cerca de 3 milhões de unidades ainda estão em atividade
Por Eduardo Schneider
Foi em 1959 que surgiu no Brasil um modelo pequeno, barato e que acabou ganhando a simpatia de milhares de pessoas.
Estou falando do Fusca que seguiu como líder de vendas por 24 anos consecutivos e que vendeu de 1959 até 1996, cerca de 3,1 milhões de unidades.
O carro foi o primeiro idealizado e produzido pela montadora alemã Volkswagen e detém o título de carro mais vendido no mundo.
Há muitas controvérsias sobre a história do Fusca. Este automóvel, começou a ser fabricado entre as décadas de 20 e 30 do século passado e naquela época, haviam muitos projetos semelhantes, e isso traz sérias dúvidas sobre a legitimidade de Ferdinand Porsche como o inventor do referido carro.
Um livro récem publicado na Holanda faz vários questionamentos sobre o real inventor do Fusca. De acordo com 'A Verdadeira História do Fusca', do historiador Paul Schilperoord, o homem que desenvolveu o carro, foi um jornalista e engenheiro judeu chamado Josef Ganz.
Revisionismo ou puxa-saco da comunidade judaica?
Que vai dar o que falar, isso não há dúvidas. Mas a questão é: Se haviam vários projetos semelhantes ao Fusca naquela época, isso significa que vários tipos de fuscas poderiam ter surgido. O projeto de Ferdinand se deu melhor, porque estava do lado do governo alemão e devido ao tamanho, beleza e valor financeiro se tornou o carro mais popular do mundo. Como os outros projetos não tiveram êxito, vários nomes surgiram tentando 'pular a corda' e agora, um revisionista holandês apontou um nome e uma origem de um suposto real inventor. Será que ele quer rever a história corretamente ou quer puxar o saco dos 'coitadinhos' judeus para vender o livro?
Isso ninguém sabe, ao certo mesmo é que o livro já está nas bancas. Você vai querer comprar? Eu não.
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