domingo, 17 de maio de 2009

10 Anos sem a Rede Manchete (3ª Parte)

A emissora que foi MANCHETE no Brasil


Em 19 de agosto de 1981, Adolpho Bloch assinou o contrato para a implantação de sua  rede de televisão,  composta por cinco emissoras próprias. O nome da Rede seria o mesmo da revista semanal "Manchete", o carro-chefe do Grupo Bloch e os investimentos ficaram na casa dos 50 milhões de dólares.

No dia 5 de Junho de 1983 a Rede Manchete entrou no ar com um discurso de Adolpho Bloch, em seguida foi ao ar, pela primeira vez, a vinheta que marcou a história da emissora e abriu e fechou sua programação durante seus 16 anos de vida: o logotipo da emissora, um “M” estilizado, sobrevoava a maioria das cidades brasileiras e era saudado pelo povo, aterrissando, no final, no prédio da emissora, no Rio de Janeiro. O filme Contatos Imediatos do 3º Grau de Steven Spielberg fechou a noite da nova emissora com 33 pontos na audiência, a liderança conquistada em poucas horas no ar, fez da Manchete a maior rival da Rede Globo até 1999.

Os primeiros sucessos


Em fevereiro de 1984, quando foi inaugurado o Sambódromo no Rio de Janeiro, a Rede Manchete adquiriu os direitos exclusivos para a transmissão do Carnaval carioca. A cobertura valeu uma vitória destacada sobre a Rede Globo. A partir de então, a Rede Manchete ficou marcada pela excelente cobertura carnavalesca, desde os desfiles na Sapucaí até os bailes e desfiles de fantasia.

A Rede Manchete se destacou também, em seus primeiros passos, pelo total apoio à campanha da “Diretas Já” em 1984, quando a população, através de comícios e passeatas, pedia a aprovação da emenda que restabelecia eleições diretas para presidente no Brasil. A emissora transmitiu vários comícios, inclusive aqueles que reuniram um milhão de pessoas em São Paulo e no Rio de Janeiro.


Jornalismo Diferenciado


O jornalismo foi o carro-chefe da emissora. O telejornal Jornal da Manchete, o principal informativo do canal, trazia aprofundamento das notícias e comentários de grandes nomes do jornalismo brasileiro. Nos primeiros anos da emissora, o Jornal da Manchete ficava no ar por três horas, o que nunca ocorreu na história da televisão brasileira, já que os telejornais locais e nacionais da década de 80 e anteriores, nunca ultrapassaram os 40 minutos de exibição.



0 comentários:

Postar um comentário

 

Recados

Seguidores

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

É MANCHETE! Copyright © 2010 Caçapava do Sul Rio Grande do Sul Brasil