Crises financeiras e o fim de um império
Após sucessos de audiência e de faturamento: Pantanal e A História de Ana Raio e Zé Trovão, a Rede Manchete investiu pesado na novela Amazônia de Jayme Monjardin que foi um fracasso com apenas 2 pontos de audiência, como não houve o faturamento esperado, o caixa da Manchete ficou no vermelho (O gasto com a essa novela foi enorme e o faturamento quase nulo, ou seja, foi onde desestabilizou o sistema financeiro da Manchete)
Em 1992 Adolpho Bloch decidiu vender a emissora para o Grupo IBF que não pagou os salários regularmente dos funcionários, e em 1993 Bloch consegue na justiça a posse da sua emissora.
1995-1997: Reerguimento
Com o fim da grave crise, a rede conseguiu se reerguer entre 1995 a 1997. A emissora exibiu novelas (Tocaia Grande, Xica da Silva), desenhos japoneses (Cavaleiros do Zodíaco, Black Kamen Rider RX, Jaspion, etc) , telejornais, programas policiais, esportivos (como "A Grande Jogada") e ainda alugou espaços para programas de televendas e religiosos.
Com este reerguimento a Rede Manchete conquistou novamente a vice-liderança absoluta de audiência.
1998 e 1999: A última Crise
A Rede Manchete entrou no ano de 1998 com primeiros de sinais de desgastes: A novela Mandacaru dava baixos lucros e os programas jornalísticos estavam desgastados. Aliada a isso, a situação econômica do Brasil e mundo não era estável desde a crise asiática de outubro de 1997, com as taxas de juros em alta, as dívidas da emissora aumentavam cada vez mais quando não eram pagas, aliado a isso a novela Brida esgotou os recursos da emissora, foi mais um fracasso de audiência e de arrecadação.
R$ 620 milhões era o valor da divida da Rede Manchete, dar a volta por cima se tornou impossível com divergências entre os diretores da emissora, e em 9 de maio de 1999 depois de várias reuniões, num acordo acompanhado pelo Ministério das Comunicações, é anunciada que a Rede Manchete foi vendida ao grupo TeleTV na madrugada. O Grupo TeleTV comprou a rede por US$ 608 milhões de dólares. A emissora foi vendida pelo grupo Bloch depois de uma reunião de mais de 12 horas entre o seu presidente, Pedro Jack Kappeller, e o proprietário do grupo TeleTV, Amilcare Dallevo Jr.
E no dia 17 de Maio de 1999, foram ao ar as últimas imagens da Manchete, a concessão do canal passou para a RedeTV!
Não houve despedida, morte. Houve a passagem.
Rede Manchete, uma história de sucesso!
10 Anos sem a Rede Manchete
Realização: Blog É Manchete Por: Eduardo Schneider
Bibliografia: Sites Wikipedia, Microfone, Portal da Manchete e Arquivo É Manchete
0 comentários:
Postar um comentário