sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Seis décadas da Televisão no Brasil

ESPECIAL É MANCHETE Nem parece, mas a Televisão no Brasil está completando seis décadas. Foi a partir de 1950 que um dos principais veículos de comunicação começou a se difundir por toda a América Latina com a TV Tupi de Assis Chateaubriand.

Nesses primórdios, fazer televisão era um verdadeiro desafio. Jornalistas e Radialistas tinham que se adaptar, “ser de tudo um pouco” para que a transmissão de áudio e imagem chegasse com o máximo de qualidade nos poucos lares que possuíam aparelhos televisores.

De lá para cá, muita coisa mudou. As primeiras transmissões via satélite em 1965 e as imagens em preto e branco sofreram diversas alterações para melhor ao longo do tempo. As imagens passaram a ter cores, desde a transmissão ao vivo da Festa da Uva em Caxias do Sul-RS pela então TV Difusora (atual Band-RS), no dia 31 de Março de 1972.




O formato de sinal analógico daquela época ainda é usado, mas aos poucos, o sinal digital de alta definição vai se consolidando em todo o território nacional com a ampliação deste sistema pelas principais emissoras do país e claro, com o “sinal verde” do ministério das comunicações que promete a baixa de preços de equipamentos necessários como aparelhos de LCD, Plasma e conversores.

“Marcas do que se foi, sonhos que vamos ter”

Muitas emissoras, muitas gerações e muitas mudanças socioeconômicas aconteceram desde a década de 50 até os dias atuais. Globo, SBT, Band, Record, RedeTV!, CNT, Gazeta e TV Cultura são as principais emissoras da TV aberta na atualidade, mas muitas outras deixaram saudades.

“Está no ar, a TV no Brasil”, esta frase dita Sônia Maria Dorce, então com 5 anos de idade e caracterizada de indiazinha foi a primeira imagem que apareceu nos lares brasileiros pela TV Tupi inaugurada em 18 de Setembro de 1950, ou seja, a exatos 60 anos. A emissora marcou época com programas como “Repórter Esso”, “Discoteca do Chacrinha” e também com suas primeiras telenovelas. Em 1980, pouco antes de completar 30 anos, o indiozinho deixou de ir ao ar com a cassação da concessão devido à crise financeira.

A TV Excelsior, criada em 1960, revolucionou a televisão no país baseando-se no formato network norte-americano, com ligação via-satélite. Sabe aquele costumeiro top de 5 segundos, oferecimento e chamadas de programas ao longo do dia que vemos em todas as emissoras? Quem iniciou tudo isso foi a Excelsior que devido a uma crise financeira, chegou ao fim em 1970.

Em 1983, surge no Brasil uma das suas maiores emissoras de TV, a Rede Manchete. Com parte das concessões da Tupi e da Excelsior, a emissora de Adolpho Bloch herdou o nome da revista e ganhou um investimento inicial de US$50 milhões em equipamentos, além de um prédio projetado pelo arquiteto Oscar Niemayer.

As principais marcas da emissora foram às superproduções em telenovelas e um jornalismo requintado e completo. “Mandacaru”, “Dona Beija”, “Xica da Silva” e “Pantanal” foram sucessos absolutos, esta última citada, levou a Manchete a liderança na audiência em 1990, fato jamais igualado por outra emissora, aquém da Globo.

A Manchete lançou vários talentos na televisão como Xuxa e Angélica, além de diversos atores e jornalistas. A sua programação infanto-juvenil conquistou este público com o lançamento de animes japoneses como “Os Cavaleiros do Zodíaco” e “Jaspion”.

Somado a tudo isso, o “M” da Manchete ficava gravado nas retinas dos telespectadores que ficavam vidrados nos efeitos especiais das vinhetas da emissora. Infelizmente, a TV “100% Qualidade” deixou de ir ao ar em 1999 com o mesmo motivo das anteriores, uma dívida gigantesca e a falência decretada.

Extintas emissoras seguem vivas no youtube

Em É Manchete você poderá ver algumas postagens de vídeos raríssimos, alguns, inclusive, remasterizados de várias emissoras. São fãs que através do site “YouTube” não deixam a história televisiva do Brasil, cair no esquecimento.







Vinhetas da Manchete remasterizadas por fãs e postadas no youtube

Vídeo Exclusivo da Manchete que transmitiu a vitória que valeu o título inédito para o "Guga" em Roland Garros no ano de 1997


Vinheta da TV Tupi feita por fã no youtube

O futuro já começou

Em 2010, os recursos tecnológicos são muito maiores do que aqueles de 4 ou 5 décadas atrás. A TV engatinha no sistema de alta definição e os telespectadores esperam ansiosos um dos principais recursos deste novo sinal que é a interatividade, que poderá acontecer através do manuseio de um simples controle remoto ou até por celulares, mp15, etc.

Será preciso mais investimentos financeiros e uma “releitura” deste novo paradigma que surge na TV no século XXI que é o milagre da comunicação instantânea e sem limites como a internet. Um novo passo está sendo dado no país, a TV cada vez mais, é assistida e “exigida” por todos os tipos de público. Esperamos que todo este processo ocorra bem, de maneira produtiva e qualitativa, cujo todos possamos seguir aprendendo, se informando e se divertindo, assistindo televisão. 

  • Gostou desta matéria? Quer saber mais? Então acesse a reportagem escrita por Arthur Vieira sobre os 60 anos da Televisão clicando aqui.



Por Eduardo Schneider
schneider@farrapo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 

Recados

Seguidores

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

É MANCHETE! Copyright © 2010 Caçapava do Sul Rio Grande do Sul Brasil