domingo, 12 de junho de 2011

O que fazer com os eletrônicos que você não usa mais?

Com a evolução da tecnologia os produtos que mais aquecem as vendas do comércio são os eletrônicos. Tem modelos para todos os gostos, idades, estilos e necessidades, como celulares, computadores, pilhas e lâmpadas fluorescentes, por exemplo. Mas o que fazer quando algum desses produtos precisa ser descartado? 

Segundo o biólogo Rafael Bitencourt Vivian, membro da ONG Ita (Interação de Trabalhos Ambientais), o correto é levar o eletrônico até a loja e devolvê-lo, pois a loja repassa o produto ao fornecedor que é obrigado a recolher o material vendido. 

De acordo com o engenheiro florestal Nilvo Tôrres Dorneles, responsável técnico do Departamento de Meio Ambiente, existe uma política nacional que estabelece critérios para que estes produtos sejam vendidos, usados e devolvidos. 

- A lei da logística reversa funciona assim: o produto é fabricado, o distribuidor repassa para as lojas, o comércio em geral, e depois de usados, os produtos são devolvidos pelos usuários - explica. 

Apesar da nova lei, os caçapavanos ainda não têm o hábito de devolver nas lojas os produtos que não podem ser jogados no lixo comum, como lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, afirmam os proprietários de duas eletrônicas da cidade. Ambos revelam que também encontram dificuldades na hora de descartá-los corretamente. 

Por Eduardo Schneider

0 comentários:

Postar um comentário

 

Recados

Seguidores

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

É MANCHETE! Copyright © 2010 Caçapava do Sul Rio Grande do Sul Brasil